edições 
       trunca

 

Edições Trunca é um coletivo político-cultural anticapitalista dedicado a investigar, organizar, traduzir e divulgar a literatura "truncada", "desaparecida", "apagada" de Nuestra América, com especial atenção para a poesia. O nome "Trunca" é uma pequena homenagem ao escritor de luta uruguaio, Mario Benedetti, que organizou, na década de 70, uma antologia de poetas de luta da América, chamada "Poesia Trunca", em que compilava muitos poetas revolucionários mortos em luta contra as ditaduras orquestradas pelos EUA em todo o continente.

Entendemos que a classe trabalhadora latino-americana vivenciou intensa efervescência política, na segunda metade do século XX, produzindo arte enraizada em nossa história, nutrida de lutas e grávida de futuros: arte revolucionária. Infelizmente, essa arte foi "apagada", assim como muitos dos militantes desse período. Resgatá-los é não só alimentar-se de nossa história, como acessar o que de mais desenvolvido nossos artistas produziram, fecundando o futuro! 

 

Há muito trabalho e tantas belezas e dores para carregarmos... por isso, contamos com contribuições e novos militantes, entre em contato!

 

edicoes trunca2.jpg